Ubatuba é uma cidade que além de praias que são famosas também tem excelentes cachoeiras, ao visitar nossa cidade não deixe de conhecer as cachoeiras Ubatuba.
Cachoeira do Corrêa
Um dos pontos mais visitados da região sul de Ubatuba é sem dúvida a Cachoeira do Corrêa, no bairro do Sertão da Quina, esse paraíso oferece águas límpidas, vindas diretamente da Serra do Mar. Ótima opção para “tirar o sal” depois de um longo dia na praia.
Ponto de partida para outras cachoeiras existentes na região, como a Cachoeira do Dois, da Renata, Poço Verde e Água Branca.
Na realidade trata-se de uma piscina natural, considerada rasa é um atrativo para todos. Seu escorregador natural é pequeno e requer cuidados na hora de deslizar. A pedra do meio serve de local para tomar sol, ou apenas observar os que se banham em suas águas límpidas e frias. Existe um pequeno poço acima que de tão raso é utilizado por pais que ficam a vontade com os filhos pequenos para um refrescante banho.
Cachoeira Dois
Uma linda queda d’água, vinda diretamente da serra, encanta pela beleza da mata virgem que a envolve. O local oferece uma flora rica em espécies naturais, como orquídeas, parasitas e samambaias, porém é proibido colher qualquer tipo de planta na ragião.
A Cachoeira Dois é um daqueles locais que você não enjoa. É um poço relativamente grande com uma pedra quase no meio onde se pode descansar depois de umas braçadas. Um dos lugares mais procurados tem uma minúscula praia de onde as crianças podem brincar e tomar banho. O local não dá pé e muitos chegam dando deliciosos pulos de mergulho nestas águas limpas e prazerosas. Também é bom para quem quer aprender o mergulho de snorkel. Todos os dias muita gente dá uma passadinha lá.
Essa cachoeira pode ser alcançada a partir da Cachoeira do Corrêa, de onde seguem outras trilhas para outros pontos interessantes, como a Cachoeira da Renata, Poço Verde e Água Branca. Vale lembrar de manter o local limpo e respeitar a natureza. Foi ela quem deixou este patrimônio para nós.
Poço Verde
Quando chegamos ao Poço Verde parece sermos mesmo merecedores de tanta riqueza: é como se pudéssemos mergulhar em um gigante cristal de esmeralda gelatinoso e energizado em um poço de aproximadamente 3 m de profundidade, onde crianças e adolescentes costumam dar os mais variados saltos.
Outra surpresa do local é que, em alguns pontos das pequenas corredeiras, se escondem poços de hidromassagem naturais. Imaginem um dia ensolarado você sendo presenteado por deuses por tamanha beleza universal sendo massageado em uma hidromassagem natural por águas energizadas, ouvindo o canto de pássaros que povoam a mãe mata…
Cachoeira da Renata
Situada em uma região de proteção ambiental, é cercada pela mata e proporciona momentos de intenso prazer. Dela saem trilhas para outras cachoeiras com Poço Azul e Água Branca, mas só devem ser seguidas com a companhia de guias especializados.
Local mágico, com cenário cinematográfico, essa corredeira recebe um grande número de visitantes que buscam se refrescar em suas águas após um “exaustivo” dia na praia. Suas águas revigorantes despertam qualquer um para a beleza e a natureza que envolvem o local.
Com acesso pela praia da Maranduba, passando pelo bairro do Sertão da Quina, essa cachoeira disputa com as cachoeiras do Corrêa, da Água Branca e Poço Verde como um dos locais mais visitados da região sul de Ubatuba.
Cachoeira Água Branca
O rio Água Branca revela em seu percurso inúmeras cachoeiras, mas a maior delas é a incrível Cachoeira da Água Branca, com mais de 300 metros de queda d’água. Um espetáculo magnífico em meio à exuberância da Mata Atlântica. Situa-se nos domínios do Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba.
Para chegar a ela só por trilha, saindo da conhecida Cachoeira Renata, passando-se pelo Poço Azul com uma pequena cascata de 6 metros e um ótimo lago natural para nadar, e seguindo rio acima. É um caminho íngreme e longo, e só deve ser feito com a devida assistência de monitores capacitados.
Esse nome se deve a côr das águas refletirem o verde da mata abundante que cerca o local. Ótimo local para um passeio ecológico, onde se pode apreciar a biodiversidade da Mata Atlântica in natura. Animais, pássaros, plantas convivem em harmonia nesse paraíso localizado quase no pé da serra.
Cachoeira do Ipiranguinha
Esta cachoeira é cercada de verde por todos os lados, possui uma queda d’água de 07 metros de altura formando uma pequena praia e partes mais fundas, onde os banhistas escorregam por uma pedra lisa, num mergulho refrescante. Fica situado no bairro do Ipiranguinha.
Cachoeira da Escada
Uma das maiores cachoeiras de Ubatuba, com formato de uma gigantesca escada, formando várias quedas d’água. A beira da estrada no km 03 da BR 101 (Rodovia Rio Santos).
Cachoeira do Espelho
O caminho até a cachoeira pode ser feito a pé, pelo meio da mata. O seu lago possui uma enorme pedra no centro, com uma camada de água por cima. Quando os raios do sol batem na pedra, tem-se a impressão de estar diante de um imenso espelho entre as árvores.
Cachoeira do Promirim
São várias quedas d’água, uma delas forma um escorregador natural que termina em um dos lagos, em seguida uma grande queda termina formando o maior de todos os lagos.