Passeios

Passeios

Ubatuba além de Praias existem vários passeios que podem ser feitos para que sua visita seja inesquecível, listamos alguns Passeios em Ubatuba para ajudar nas escolhas.

Trilhas

Em Ubatuba é possível para os amantes de trilhas fazerem passeios mais agradáveis e surpreendentes, percorrendo trilha que passa por belas praias ou cachoeiras e com vista maravilhosas, é interessante antes de entrar em qual quer trilha buscar maiores informações sobre a mesma como distancia, grau de dificuldade, etc. As trilhas mais conhecidas são:

  • Trilha das Praias Desertas
  • Trilha do Picadão da Barra
  • Trilha do Bonete
  • Trilha do Corcovado
  • Trilha do Corisco
  • Trilha das Sete Fontes – Gruta do Pirata
  • Trilha das Cachoeiras de Ubatumirim
  • Trilha do Saco Grande (Ilha Anchieta)
  • Trilha da Praia do Sul (Ilha Anchieta)
  • Trilha Jatobá Poço da Rasa
  • Trilha da Praia Brava da Almada
  • Trilha Cachoeira da Água Branca

Mergulho

Ubatuba possui alguns dos melhores pontos de mergulho do Litoral Norte paulista que reúne as características de águas calmas, claras e de temperatura agradável para mergulho livre ou com cilindro.

O pesquisador Jacques-Yves Cousteau, ganhou na Ilha Anchieta, na praia do leste, a 10 metros de profundidade, uma homenagem em forma de estátua, com 1,80 metros de altura, pesando 300 kg, colocada em 14 de setembro de 1997 que atrai visitantes do mundo todo.

Surf

São muitas as praias boas para a prática do surf em Ubatuba. Ao Norte, as formações perfeitas de Itamambuca fazem dela cenário constante de competições nacionais. Para quem está iniciando no esporte, a praia Grande é a mais indicada, enquanto os mais experientes enfrentam as ondas tubulares e rápidas das praias do Félix e Vermelha do Norte. Ao Sul, o destaque é Toninhas, com ondas grandes em dias de ressaca.

Aquário Ubatuba – Passeios em Ubatuba

Com mais de 70 espécies de animais marinhos como: raias, moréias, piranhas, polvos, enfim, uma apresentação do complexo e fascinante mundo submarino, o aquário é um verdadeiro centro educacional da vida marinha. Sem contar a reprodução do habitat natural de tubarões no maior tanque existente no Brasil com 80 mil litros.

Os corais, por exemplo, são reproduzidos artificialmente, pois, se retirados de seu habitat, provocar-se-á um grande desequilíbrio ecológico.

No espaço, também encontram-se um terral com iguanas; pinguinário; um tanque de água doce com piranhas; exposição com fotos e uma fantástica coleção de conchas.

O passeio, que dura em média uma hora, tem como preferência de todos o tanque de manipulação, onde pode-se tocar nos seres marinhos como pepinos-do-mar, ouriço, poliquetas, estrelas-do-mar e tantos outros.

Endereço: Rua Guarani, 859, Itaguá.

Projeto Tamar

Um dos melhores passeios em Ubatuba, existem duas bases do Tamar: na Praia de Itaguá e outra na Ilha Anchieta.

Está a única sede do estado de São Paulo, pois esta região é considerada área de alimentação, onde encontramos apenas tartarugas jovens. Em nosso país, encontramos apenas cinco espécies: Demochelys Coriacea (chamada de tartaruga gigante ou de couro), Caretta caretta (conhecida como tartaruga cabeçuda), Eretmochelys imbricata (a tartaruga de pente), Lepidochelys oliacea (conhecida como tartaruga oliva), Chelonia mydas (popular tartaruga verde), que é a mais comum em nossa região.

Os visitantes podem entender um pouco mais da vida deste animal através da informação dos biólogos que os acompanham nos quatro tanques e um aquário, onde estão expostos exemplares das espécies mais comuns, e também pode-se visualizar o trajeto de toda a desova através de maquete de tamanho natural.

Endereço: Av. Guarani – Itaguá, ao lado do Aquário de Ubatuba, e na Ilha Anchieta.

Gruta das Andorinhas

A gruta é protegida pela força das marés, sua rachadura é discreta aos olhos de quem navega, porém é formada por uma altura de uns 30 mts aproximadamente com uma passagem de uns 5 mts apenas. Para conhecê-la, temos que ter espírito de desbravamento, pois o acesso é quase imperceptível aos olhos de quem passa. O caminho inicia-se na praia do Tenório, sentido Farol da Ponta Grossa. Após aproximadamente uns 3,8 km de percurso, estaremos passando do lado esquerdo de uma residência de muro constituído por tela vazada, portão marrom, nº 2.393. Em frente a esta casa há uma cerca de moirão de concreto; ao lado esquerdo deste, eis uma picada qual iniciasse o percurso, que após 50 mts de caminhada abre-se a trilha que em 3mts você estará defronte com abertura da chamada Gruta das Andorinhas. Na verdade, é uma abertura formada por gigantes paredões, ela não é coberta, apenas na sua entrada pelo mar.

Ilha Anchieta

A ilha Anchieta reúne história e natureza. O passeio inclui uma visita a um antigo presídio em ruínas que funcionava na ilha e uma trilha, no meio da mata, até chegar a uma praia lindíssima, com água muito clara e peixes que nadam junto com as pessoas. Tirando tudo isso, ainda tem o passeio de escuna que é muito gostoso. Vale a pena visitar!

Horto Florestal

O lugar, com seus 427 hectares, sofreu diversas experiências no decorrer dos anos. Em 1907, era conhecido como Núcleo Colonial “Conde do Pinhal”, parte da tentativa fracassada da colonização italiana. Em 1915, transformou-se em Horto Agrário Tropical, como até hoje é chamado pelos moradores da cidade. Em 1931, foi Estação Experimental da Banana e só em 1935 incorporou-se definitivamente ao Instituto Agrônomo, como Estação Experimental de Ubatuba.

O lugar abriga a estação meteorológica do município, sendo a única do litoral norte de primeira classe, ou seja, que é composta por toda aparelhagem necessária para medição da chuva. Este experimento constatou que a cidade de Ubatuba tem o custo de horas de sol mais caro do país, comparado aos dias de chuva.

O lugar, que oferece 90% da área de preservação ambiental, pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba.

Mangue da Praia Dura

Quem passa por cima da ponte da praia Dura, extensão da SP-55, nem sempre imagina estar passando por um grande condutor da vida marinha.

O rio Cajarana encontra-se ao delta do Rio Escuro, onde ambos recebem as águas oceânicas, onde são transportadas futuras mamães-peixe que vão desovar no grande berçário, que é o mangue da Praia Dura.

A vegetação do mangue é rasteira e algumas raízes parecem querer fugir das garras lamacentas do mangue ou da salinidade que há no lençol freático, como é o caso das avicênias. Já em terra firme, trilharemos ao encontro do mangue pertencente ao Rio Escuro, que nasce na Flora Brasília (Pé do Monte Valério).

Ruínas da Fazenda do Bom Retiro Lagoinha

As ruínas em pedra e cal da Fazenda Bom Retiro estão localizadas próximo ao km 72 da rodovia SP-55, construídas segundo estudos recentes, provavelmente no início do século XIX, antes da abertura de subscrição pública-venda de ações, por um dos primeiros proprietários da Lagoinha, o engenheiro francês Stevenné, em 1828.

São remanescentes de uma Ubatuba próspera, quando em seu porto era negociada e exportada a produção valeparaibana, trazida pelos tropeiros pela estrada Ubatuba-São Luís do Paraitinga, e a Ubatubana (aguardente, açúcar mascavo, milho, fumo…).

As ruínas do antigo engenho da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico do Estado de São Paulo), através do processo 554/75, resolução 69, em 16 de dezembro de 1985, para sua proteção e valorização enquanto patrimônio histórico de suma importância para o município. Foi classificado como engenho devido ao grande aqueduto existente e ao que restou das instalações de um roda d’água.

Banana Boat

Banana Boat - Passeios em Ubatuba

Quem gosta de emoção? E quem tem coragem de um passeio de banana boat? Nas praias de Ubatuba você encontra tudo isto, pode fazer um passeio tranquilo sem emoção ou se preferir um passeio super radical. Também exitem banadas redondas na qual a emoção é muito maior.

Escuna

Além da belezas naturais, uma das atrações mais agradáveis são os passeios de escuna que partem da praia da Maranduba com parada na praia do Bonete, onde o turista pode apreciar a beleza da praia, praticar mergulho, ou fazer a trilha que leva a praia Grande do Bonete, um dos últimos redutos caiçara que preserva a tradição local. As escunas possuem serviço de bar, som ambiente e musica ao vivo, aluguel de equipamento de mergulho e são conduzidas por marinheiros treinados e com mais bastante experiência.